quinta-feira, 23 de maio de 2013

Andar descalço relaxa e descarrega energia




Somos energia e parte da Natureza. As plantas e os animais estão diretamente ligados à Terra através dos “pés”. Andar em solos diferentes, sem sapatos, estimula a conscientização corporal e reduz a tensão. Também massageia os pés, fortalece a pele e facilita a circulação, tão importante para a prevenção da atrofia do coxim adiposo, que é um tecido de gordura que fica entre a pele e o osso do calcanhar sustentado por fibras resistentes ao impacto. Além disso, caminhar sem sapatos ativa a circulação dos membros inferiores e melhora as defesas do organismo.

O uso constante de calçados leva a uma atrofia desta estrutura. Pessoas que andam descalças com frequência engrossam a pele do pé e mantêm este coxim saudável. Compartilhamos com os animais a sensação da suavidade e da dureza, do calor e do frio, dos solos secos e da umidade fresca e estimulante.

A planta dos pés é um órgão sensorial. Além da boca e das mãos, os pés formam um dos centros mais importantes do sentido de contato com a natureza. Estimulados da maneira correta eles podem ser importantes correntes de energia.

Os locais mais indicados para andar descalço são os terrenos planos, pois eles não prejudicam as articulações e não exigem muito equilíbrio. A areia da praia também é um excelente local, só que exige um pouco mais de esforço físico. Deve-se evitar apenas andar descalço em locais públicos, como ruas e praças, para evitar contrair micoses e machucar os pés.
Fonte: Adaptado de ISMA-BR (International Stress Management Association)

Nenhum comentário:

Postar um comentário