quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tratamento de Água e Esgoto: Impacto na Saúde da Coletividade

Ola pessoal, ficamos um tempinho sem postar artigos, mas agora estamos retomando com o ciclo 2013 com matérias bem interessantes relacionadas a Educação em Saúde. Infelizmente o post de hoje não é muito agradável, estamos com um imóvel na vizinhança derramando dejetos de esgoto doméstico, e a entrada da garagem da minha casa esta diretamente atingida, situação muito desagradável ... estamos tentando resolver junto aos responsáveis. A má notícia é que alguns pensam que é frescura e como profissional de saúde não posso me calar diante da situação, isto seria negligência. Vamos entender então porque a situação descrita é uma questão de saúde pública.
Rosamélia Balbino



















1) O que é o tratamento do Esgoto Doméstico ? Tem como objetivo, principalmente: - remover o material sólido; - reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; - exterminar micro-organismos patogênicos; - reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
2)O que a falta do tratamento do esgoto doméstico ocasiona: Obriga as comunidades a conviverem com seus próprios dejetos, principalmente quando estes são lançados ao ar livre, em fossas, geralmente mal construídas, valas negras ou diretamente nos córregos.
3) Quem é atingido com a ausência de tratamento de esgoto? Afeta pessoas de todas as idades, mas as crianças são as mais prejudicadas com o problema. De acordo com a pesquisa “Saneamento e Saúde”, do Instituto Trata Brasil “as respostas das mães relativas a seus filhos caçulas indicam que as principais vítimas da falta de esgoto são as crianças de 1 a 6 anos, que morrem 32% mais quando não dispõem de esgoto coletado”. Ainda segundo a pesquisa, outra vítima preferencial da falta de esgoto são as grávidas, pois a falta de coleta e tratamento de esgoto aumenta 30% a chance de terem filhos nascidos mortos. Mesmo fora dos casos extremos, que resultam em morte, as doenças relacionadas à falta de tratamento de esgoto prejudicam o desenvolvimento e a freqüência das crianças às aulas. Segundo o BNDES, no Brasil, 65% das internações hospitalares de crianças menores de 10 anos estão associadas à falta de saneamento básico. No caso dos adultos, essas doenças impactam diretamente na ausência no trabalho.
4) Que doenças são causadas com o contato com o esgoto? O contato com o esgoto agrava o risco de inúmeras doenças, como: poliomelite, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, diarréia por vírus, febre tifóide, febre paratifóide, diarréias e disenterias bacterianas (como a cólera), ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase), esquistossomose, etc.
5) Como estas doenças são transmitidas para o ser humano:
- Contato da pele/mucosas com água contaminada: são doenças causadas devido ao contato da pele ou mucosas com água contaminada por esgoto humano ou por fezes ou urina de animais. Destacam‐se como principais doenças, algumas verminoses transmitidas pela pele(água ou solo contaminados), a esquistossomose (água contaminada e presença de determinadas espécies de caramujo no seu ciclo de transmissão) e a leptospirose (águas,principalmente de enchentes, solo úmido ou vegetação, contaminados pela urina de rato). A esquistossomose (descrita mais adiante) e a leptospirose são de notificação compulsória. As verminoses somente são notificadas quando se manifestam por surtos. Para saber sobre leptospirose acesse: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/CVE_DAT.HTM
- Por falta de água ou de rede de esgoto/alternativas adequadas para deposição de dejetos ou práticas precárias de higiene: a falta de água impede a higienização adequada e pode causar uma série de doenças, por exemplo, tracoma devido à Chlamydia trachomatis, doença conhecida por não se lavar o rosto ‐ os olhos, de rotina; piolhos ou escabiose, que passam de pessoa para pessoa. Locais sem rede de esgoto ou sem banheiros ou fossas adequadas para a deposição de dejetos humanos possibilitam a transmissão da ascaridíase (Ascaris lumbricóides, adquirida devido à ingestão de ovos do parasita), de helmintíases ou outras verminoses, cujos parasitas podem ser carreados para água ou para os alimentos também por meio das moscas.Água tratada e equipamentos de saneamento (banheiros, latrinas, fossas) e comportamentos adequados de higiene são importantes para redução das doenças relacionadas a saneamento e higiene. Essas doenças não são de notificação compulsória, exceto quando se manifestam por surtos, podendo haver em determinadas regiões de risco, programas especiais de prevenção e controle.
- Por insetos/vetores que se desenvolvem na água: são aquelas transmitidas pela picada de mosquitos/vetores que se desenvolvem na água tal como dengue, febre amarela, filariose, malária e algumas encefalites. Em enchentes pode haver um aumento de insetos potencialmente de risco para essas doenças. Segundo a OMS, no mundo, mais de 1 milhão depessoas morrem a cada ano devido às doenças veiculadas por mosquitos.Dengue, febre amarela, malária e outras doenças que se manifestem com sintomas febris agudos, com icterícia e/ou hemorragia (Síndrome Febril Íctero‐Hemorrágica Aguda) são de notificação compulsória.
Para saber mais sobre essas doenças acesse: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/CVE_DAT.HTM
Leia mais em ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/hidrica/doc/dta09_pergresp.pdf Fonte: http://www.aguasguariroba.com.br/esgoto/tratado http://www.brasilescola.com/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/hidrica/doc/dta09_pergresp.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário