sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia das Mães e Saúde da Mulher


No próximo domingo comemoramos o dia das mães, para celebrar esta data tão especial o site Mundo Verde preparou algumas dicas para auxiliar no alívio/tratamento dos principais problemas relacionados à saúde da mulher.

Com o corre-corre do dia-a-dia, o stress, a alimentação desequilibrada e o sedentarismo podem desencadear uma série de situações indesejáveis na vida de uma mulher. Entre elas destacamos: constipação intestinal, tensão pré-menstrual (TPM), menopausa e obesidade.

Constipação Intestinal

A constipação intestinal é um mal que afeta a maioria das mulheres. É caracterizada pelo funcionamento irregular do intestino, fezes ressecadas e endurecidas, difíceis de eliminar e menor freqüência de evacuações diárias.

Para auxiliar na regularização intestinal é fundamental consumir alimentos ricos em fibras, como: cereais integrais, semente de linhaça, frutas, verduras e legumes orgânicos, que aumentam o volume do bolo fecal, facilitando sua eliminação. Em associação com o consumo de fibras deve-se aumentar o consumo de líquidos (água, água de coco, sucos e chás naturais) que fazem com que as fibras inchem e aumentem de volume.

A fim de auxiliar na regularização do funcionamento intestinal podem ser consumidos probióticos, microorganismos vivos que ingeridos em quantidades suficientes promovem efeitos benéficos, dentre eles: equilibram a flora bacteriana intestinal, regulam o funcionamento do intestino, auxiliam no controle do colesterol e diarréias e atuam beneficamente na redução do risco de câncer. Em associação com os probióticos é recomendado o consumo de alimentos prebióticos, que permitem a fixação e o desenvolvimento destas bactérias saudáveis no intestino. Dentre os alimentos prebióticos podemos destacar: mel, farinha de banana verde, aveia, cevada, centeio, alho, cebola, tomate e aspargos.

Tensão Pré-Menstrual - TPM

Estudos mostram que 90% das mulheres sofrem com os sintomas físicos e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação. Dentre os principais sintomas destacam-se:
dores nas mamas; dores de cabeça; retenção de líquidos; aumento do apetite; ansiedade; irritabilidade; e depressão.

Para auxiliar no alívio destes sintomas deve-se incluir na alimentação o gérmen de trigo que é rico em vitamina E, um potente antioxidante, que ajuda a regular a produção de neurotransmissores e, conseqüentemente, a diminuir a irritação, ansiedade e a dores nas mamas. As oleaginosas são excelentes opção para pequenos lanches, pois são fontes de magnésio, mineral que auxilia no combate à retenção de líquidos. Os cereais integrais (pão integral, biscoitos integrais e arroz integral) devem estar presentes em todas as refeições, pois são fontes de vitaminas do complexo B, importantes na metabolização e eliminação de toxinas, aliviando os sintomas da TPM. A semente de linhaça pode ser adicionada em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas. Apresenta ação antiinflamatória o que auxilia na redução de cólicas e retenção de líquidos.

Menopausa

A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, e as conseqüências a longo prazo, da deficiência do hormônio estrogênio propiciam sintomas desagradáveis e algumas doenças.
Os principais sintomas são: ondas de calor; suores noturnos; insônia; menor desejo sexual; irritabilidade; depressão; ressecamento vaginal; diminuição da atenção e memória.

Para aquelas mulheres que se encontram no período de menopausa, recomenda-se incluir na alimentação a soja e seus derivados, pois contém isoflavonas, um fitoestrógeno que imita a ação do hormônio sexual feminino, contribuindo para o equilíbrio hormonal e auxiliando no alívio dos sintomas da menopausa. É sabido que, durante a menopausa, com os níveis hormonais diminuídos há aumento na perda de cálcio dos ossos, aumentando a propensão ao desenvolvimento de osteopenia e osteoporose. Assim recomenda-se incluir no cardápio a quinua e a semente de gergelim, que são boas fontes de cálcio. O consumo da semente de linhaça também é recomendado, pois é fonte de lignana, um fitoquímicos que por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Obesidade

Uma parte significante da população brasileira está acima do peso e obesa. Dentro deste percentual, 40% das mulheres estão com excesso de peso. A obesidade está associada a diversas doenças como diabetes, colesterol e triglicérides elevados (dislipidemias), hipertensão arterial, doenças coronarianas, baixa-estima.

Para combater a obesidade é fundamental associar uma alimentação saudável e equilibrada com a prática regular e orientada de atividade física. Procure adotar hábitos saudáveis, realize mais refeições ao longo do dia e reduza o volume das mesmas, substitua os cereais refinados pelos cereais integrais, que são ricos em fibras que auxiliam na promoção da sensação de saciedade, reduzindo o apetite favorecendo assim a perda de peso.
________________________________________
Fonte: http://www.mundoverde.com.br/BibliotecaArtigoDetalhe.asp?Id_Artigo=1835
Imagem: Corbis

Nenhum comentário:

Postar um comentário