quinta-feira, 29 de março de 2012

Como os germes podem fortificar o sistema imunológico

O estudo vem para esclarecer algo que nossos avós já falavam: Deixa o menino pegar "anticorpos" !.
Na vida temos que cultivar os bons hábitos com bom senso sem neuras ou exageros, o equilíbrio deve ser soberano.

Rosamélia Balbino






Segundo alguns pesquisadores, hoje em dia as crianças andam limpas demais para o seu próprio bem. Surgem cada vez mais evidências de que lama e germes podem proteger de doenças e que um estilo de vida extremamente limpo e retraído do mundo lá fora pode fazer mal para a sua saúde.

De acordo com a hipótese da higiene, asma, eczema, febre amarela e diabetes infantil estão sendo abastecidas por infâncias em que as crianças não tem o hábito de rolar na lama, pular em poças e brincar com animais.

Os estudos sugerem que pela falta de exposição a atividades em ambientes externos no começo da vida, o sistema imunológico não aprende a controlar suas reações a invasores cotidianos, como a poeira e o pólen.

Isso pode causar uma defesa falsa na vida adulta, levando a pessoa a ter alergias e outras doenças. Viver a base de um antibiótico atrás do outro também pode agravar a situação.

A evidência mais recente vem dos Estados Unidos, onde pesquisadores estudaram camundongos livres de germes, nascidos, criados e alimentados em ambiente esterilizado.

O pulmão e intestino dos camundongos intocados possuíam um número muito maior de um tipo de célula de defesa acusada de causar asma e problemas intestinais. E quando essas doenças se desenvolveram nos camundongos livres de bactérias, elas foram mais severas do que o normal.

Os pesquisadores da Universidade de Medicina da Harvard observaram o que acontecia com os roedores quando foram retirados de seu ambiente esterilizado e colocados em uma gaiola exposta com ratos normais.

Os camundongos que foram movidos de ambiente na fase adulta não ficaram menos suscetíveis para as doenças. Mas os filhotes livres de germes que foram expostos a micróbios nas primeiras semanas de vida produziram em excesso uma substância vinculada à inflamação.

Isso sugere que existe uma janela de tempo em que a exposição a germes ensina o sistema imunológico a funcionar propriamente. Atualmente, os pesquisadores tentam apontar quais são os germes que dão proteção.

De qualquer forma, eles alertam os pais para não deixarem de praticar as normas básicas de higiene apostando que os filhos serão mais saudáveis dessa maneira.

A primeira aparição da hipótese da higiene aconteceu em 1989, quando foi notado que crianças que possuíam irmãos mais velhos tinham menos casos de febre amarela. Foi sugerido na época que pegar germes dos irmãos providenciou mais proteção contra alergias.

Outros estudos também sugerem que crianças que crescem com animais de estimação ou que vivem em fazendas são menos propensas a desenvolverem alergias.

Fonte: http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2012/03/23/como-os-germes-podem-fortificar-o-sistema-imunologico/
Imagem: Corbis

Nenhum comentário:

Postar um comentário